O DEMÔNIO DA SIMPLICIDADE

CIÊNCIAS COGNITIVAS
SOBRE CONHECIMENTO
HUMANO E INTEGRAÇÃO SOCIAL

51 Se enganar para se integrar

Social

Partilhar

E ste desvio, engano do conhecimento de si próprio, é provocado pelo seu instinto individual de se integrar ao grupo. Para se integrar, você precisa ser reconhecido como semelhante ou útil. E para conseguir isto, você é capaz de ir até mesmo contra os seus princípios morais e éticos para ser aceito pelo grupo.

Esta aceitação, produz um efeito de felicidade e satisfação que podem durar uma vida inteira, sem que você perceba que viveu uma “mentira”. É muito comum que, depois de longo tempo participando do grupo, você não saiba responder se está feliz. Ou quem você realmente é. Um exemplo nítido do não saber sobre si mesmo, são os jovens que, somente após se formarem em uma profissão, descobrem que a sua aptidão era outra. Ou seja, não está feliz.

Os muitos jovens que prosseguem nestes cursos, principalmente por causa dos grupos a que se integram, nunca estarão felizes. E pessoas infelizes, não costumam ser flexíveis. Tendem a tentar corrigir no mundo aquilo que neles está errado, mas de forma bruta e sem medir consequências.

O seu conceito do bem e do mal, é cada vez mais distorcido nesta tentativa, porém, como ele está “dentro” do grupo que tanto se esforçou para fazer parte a tanto tempo atrás, agora ele também influencia o grupo.

Aos poucos, começa a se satisfazer com a capacidade desta influência. Vai aos poucos se alimentar deste “prazer” para justificar para si mesmo que está no caminho certo. Deixa de se reconhecer como uma pessoa feliz e alega que, “guiar” o grupo é o que lhe traz a felicidade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Scroll to Top
Consent Management Platform by Real Cookie Banner